Exclusão social em Bom Jesus do Itabapoana



Em janeiro de 2013 eu visitei a comunidade da “Fazenda Providência” que fica localizada entre as comunidades de Mutum de Baixo e Usina Santa Maria. 
E a situação dos cidadãos que vivem nesta comunidade permanece extremamente excludente e o cenário registrado há um ano atrás permanece o mesmo.

São muitas as precariedades em que podemos resumir com a constatação da total ausência do estado nesta comunidade, o único serviço de concessão pública prestado regularmente é o fornecimento de energia elétrica, e a coleta de lixo que se realiza uma vez por semana, assim como em todos os demais distritos. 
A pequena comunidade conta somente com uma rua, e esta não tem calçamento, os moradores não tem nenhuma assistência do município na localidade onde vivem. O serviço de atendimento médico e emergencial que atende a esta comunidade é o mesmo que atende precariamente o distrito de Usina Santa Maria.

Perguntei aos moradores se eles recebiam visitas de agentes comunitários de saúde ou de assistentes sociais, e eles me informaram que a última vez que eles se atentaram com a presença de um veículo da prefeitura foi em 2012, em que por diversas vezes a comunidade era visitada pelo poder público. 
Talvez o único serviço público oferecido nesta localidade é o transporte escolar.

As residências da Fazenda Providência conta com água somente encanada, que não é tratada e inadequada para beber, os moradores utilizam desta água encanada para lavar roupas, louças e alimentos. Para os moradores terem água para beber eles tem que caminhar um trecho de aproximadamente seiscentos metros para conseguir água potável. 
Em frente as residências há um campo de futebol, mas este está sem o menor cuidado com o mato alto, impedindo assim que os jovens desta comunidade fiquem cerceados de sua única recreação e prática esportiva.

O mais lamentável desta situação de exclusão social vivida pelos ELEITORES da comunidade da Fazenda Providência se encontra no difícil acesso entre a comunidade e a rodovia RJ 230, pois esta comunidade não conta com transporte coletivo de concessão pública. 
As linhas de ônibus e vans que trafegam nesta região não entram na Fazenda Providência, tendo os cidadãos deste lugarejo ter caminharem a pé de suas casas até o ponto de ônibus que tem na margem da rodovia, e em um ponto onde não há acostamento proporcionando grande perigo a quem fica  a espera da condução.

A distância entre a comunidade supracitada e o ponto de ônibus na RJ 230 fica próximo de três quilômetros, onde a estrada é estreita, com muita poeira no calor e lama nas chuvas. 
Outro grande problema se encontra na falta de um telefone de plantão para o motorista de ambulância da Usina Santa Maria, pois como ele é quem atende os cidadãos da Fazenda Providência, os moradores em situação de emergência tem que se locomover de bicicleta, cavalo, moto ou a pá até a Usina Santa Maria em busca de socorro. 
Situações inaceitáveis como esta é que me levaram a conclusão que em Bom Jesus do Itabapoana temos comunidades que tem o Índice de Desenvolvimento Humano comparáveis aos principais bolsões de miséria do país.

Postagens mais visitadas