Acidente impressionante no centro de Bom Jesus do Itabapoana

Conforme amplamente veiculado, nesta tarde de quarta feira (19/03/14) tivemos um acidente de trânsito na Avenida Tenente José Teixeira muito próximo à ponte que liga a Bom Jesus do Norte. 

Diferente do que foi polemizado por alguns internautas, tal acidente nada teve haver com o fato do semáforo estar desativado, pois o veículo que causou o acidente trafegava pela rua Francisco Teixeira (rua da feira na beira rio) com sentido ao centro de BJI.

O veículo em questão, é um Toyota Corola credenciado como táxi, e que segundo informações extraoficiais, PRESUME-SE que o condutor teria se confundido com os pedais de comando do veículo, que conta com câmbio automático, e em vez de frear o carro, ele acelerou o mesmo perdendo o controle do mesmo.

Segundo informação de um taxista que não quis e identificar, o condutor do veículo teria o hábito de usar como caldado “sandálias franciscana”, o que poderia ter proporcionado tal situação, lembrando que veículos com câmbio automático não contam com o pedal de embreagem, aumentando o risco nessas situações.

Se confirmada essas informações podemos questionar e cobrar rigor do poder executivo que se estabeleça ou faça valer que os taxistas credenciados pelo mesmo, que estes trajam vestimentas padronizadas, e que atendam aos critérios estabelecidos pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). 
E dentre as regras estipulas pelo órgão máximo de nosso trânsito está justamente no calçado adequado para qualquer condutor de veículos deva utilizar para evitar situações como esta.

Neste acidente não tivemos nenhuma vítima, o que serve como alerta para que o departamento de trânsito faça valer sua prerrogativa de regulamentar nosso trânsito, tome uma postura efetiva em suas ações.

A ausência de uma guarda municipal nos expõe a uma série de riscos cotidianos em nosso caótico trânsito. 

Criar uma guarda municipal exige complexos trâmites burocráticos, além de mais despesa para o município, entretanto existe um programa do governo do estado que se chama “PROES”, que visa justamente estabelecer convênios entre estado e município que autoriza ao policiais militares em folga prestar serviços para as prefeituras.


E no campo de atuação deste programa, os policiais conveniados com o município podem atuar na organização do trânsito, e na guarda patrimonial. Em Bom Jesus do Itabapoana não temos guarda civil municipal, e muito menos este convênio estabelecido. 
A conduta negligente do poder executivo neste tema somente expõe os munícipes a situações de graves riscos contra a vida humana.

Comentários

Postagens mais visitadas