Desprezo e ingratidão com a própria história

Um amigo me abordou hoje e me indagou sobre o fato da antiga praça Rotary ser rebatizada como Praça José Paulo, em homenagem ao carismático padre falecido, que fazia parte do Abrigo dos Velho José Lima. 

Trata-se da segunda homenagem ao Padre José Paulo, sendo que a primeira está na placa inaugural da Casa Lar no centro da cidade.

Causa estranheza o fato de até o momento ninguém ligado a essa instituição religiosa ter proposto uma justa homenagem ao Monsenhor Francisco Apoliano. Padre Francisco foi um fundador do Abrigo dos Velhos José Lima, e foi o responsável pela construção de aproximadamente oitenta por cento de toda a estrutura de nossa histórica Paróquia do Senhor Bom Jesus, ou a nossa Igreja Matriz da Praça Governador Portela.

Além do lamentável esquecimento da sociedade religiosa com o saudoso Monsenhor Francisco, tivemos também a remoção da placa de bronze que havia na Igreja Matriz que homenageava o Monsenhor Francisco, fruto da intolerância religiosa entre suas correntes. 
Monsenhor Francisco era chamado de “Chico Sarrafo”, tal codinome se origina pelo seu rigor na disciplina, e na defesa dos valores do ser humano.


E da maneira como certos padres estão se relacionando com as politicalha de Bom Jesus do Itabapoana, indubitavelmente que o Monsenhor Francisco Apoliano estaria descendo o “Sarrafo” nessa gente sem juízo.

Comentários

  1. FREDERICO, PARABÉNS pelo seu BLOGGER! Fui aluna do Monsenhor Francisco no Ginásio Zélia Gisner. Com ele aprendi a rezar o terço e mts coisas boas, apesar de hoje ser Evangélica. Conheci mt o Pe. José Paulo e juntos com Me.Virgínia mts festas fizemos em prol do Abrigo, lógico com tds q pudessem dar a sua mão. Meu respeito a tds q lutaram e até hoje ajudam na obra.
    Quero aqui ressaltar a garra e dedicação da Me. Virgínia, colega de sala de aula e de tantos anos de trabalho na educação. Lembro-me bem do seu pai José Lima, quando dispunha de um tempinho para se dedicar à coleção de selos (com quem adquiri o gosto) e aos velhinhos do abrigo q ele criou na beira rio, perto do campo do Fluminense. Ali foi plantada a primeira semente, com todo amor e respeito ao idoso. Me. Virgínia deu prosseguimento à obra e sempre foi esse exemplo de mulher q tds vêem.
    PARABÉNS VIRGÍNIA! DEUS TE ABENÇOE MINHA LINDA! TE AMOOO!!! ORE POR NÓS!
    Iêda. Buffet Giagra Festas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente sobre este assunto aqui!

Postagens mais visitadas