‘ÉPOCA’ & JOAQUIM BARBOSA | Revista pede desculpas por erros em reportagem

Por C-se em 01/04/2014 na edição 792

Reproduzido do portal Comunique-se, 26/3/2014; título original “Época pede desculpas a Joaquim Barbosa por erros em reportagem”

Assinada pelo diretor da sucursal de Brasília da Época, Diego Escosteguy, a reportagem “Não serei candidato a presidente”, publicada na edição 823 da revista, foi criticada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. 
De acordo com o ministro, o conteúdo traz “em si um grave desvio da ética jornalística”. Diante da situação, o veículo abriu espaço para Barbosa expor sua opinião e se desculpou pelos “erros”.

Em publicação na terça-feira (25/3), 25, o site da Época afirma que Barbosa contestou as informações na reportagem do diretor e publicou a íntegra do texto escrito pelo presidente do STF.
O ministro conta que recebeu Escosteguy não para uma entrevista, mas sim para cumprimentos e apresentação, como o jornalista havia solicitado à Secretaria de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal. 
“Recebi-o por pouco mais de dez minutos e com ele não conversei nada além de trivialidades, já que o objetivo estabelecido, de comum acordo, não era a concessão de uma entrevista”.

Sobre as informações na matéria, ele disse que não procede a afirmação de que sua mãe foi faxineira, que o prefácio de seu livro é do ministro Celso Mello e que seus problemas de saúde causaram “angústia e raiva”. 
“O autor da matéria não apresenta elementos que sustentem os adjetivos gratuitos que utiliza”.


Em nota, a redação da Época disse que a revista “se pauta sempre pelos Princípios Editoriais das Organizações Globo, repudia as acusações de desvio ético e má-fé – e lamenta os erros factuais contidos na reportagem, pelos quais pede desculpas”. 

A matéria de Escosteguy pode ser lida neste link. A carta de Barbosa está disponível nesta página.

Comentários

Postagens mais visitadas