Saúde pública BJI | Sabatina diplomática esclarece caso polêmico e levanta novo debate

Os convocados evitaram um confronto direto e a sabatina foi marca pela diplomacia entre todos os participantes

As presenças do atual secretário de saúde e de seu antecessor tinha a princípio o caso da polêmica dos medicamentos envolvendo um estabelecimento comercial de Bom Jesus do Itabapoana, sendo que logo assim que assumiu a gestão da saúde pública, o atual secretário se deparou uma situação em que ele sem saber a real situação foi extremamente infeliz ao atribuir a terceiros a responsabilidade pela falta de medicamentos.

Ficou mais que esclarecido que a drogaria em momento algum se negou a fornecer medicamentos, e que o ex-secretário de saúde havia deixado empenhado o valor referente ao débito de R$ 180.000,00 que a prefeitura tinha com o fornecedor em questão.

Também ficou esclarecido que o ex-secretário além de ter deixado o valor a ser pago empenhado, o mesmo deixou em caixa no fundo municipal de saúde a quantia de R$ 4.500.000,00, mais que suficiente para quitar os compromissos existentes.

O ponto positivo desta sabatina foi observar que o atual secretário se apresentou de maneira adequada respondendo os questionamentos sem polemizar com qualquer vereador, mesmo quando esteve sob críticas. 

Ele sinalizou com a possibilidade de realizar uma audiência pública com a sociedade civil organizada e com a comunidade para tomar em conjunto as decisões para melhor investir o valor disponível em caixa, e salientou que trata-se do grande desafio de sua gestão até o final de 2014.

De fato não é mérito algum manter em desuso no fundo municipal de saúde a quantia superiora a quatro milhões de reais, bastando verificarmos o caos em nosso sistema de saúde pública, esses recursos poderiam ser decisivos por exemplo para a reativação da UTI  do H.S.V.P. e com isso incrementar a receita do mesmo e garantir aos bom-jesuenses um atendimento de maior complexidade e depender da caótica central de vagas.

O que não deixou de ser abordado tanto pelo vereador Ricardo Aguiar como Celso Rezende foi a escandalosa passagem do vice-prefeito na secretaria de saúde entre os dias 1º e abril e 30 de julho, passagem esta marcada por perseguições e demissões sumárias contra servidores de opinião própria e principalmente sobre o escândalo da compra de medicamentos sem licitação e superfaturados.

Comentários

Postagens mais visitadas