5 filmes que podem te ajudar a entender a importância do feminismo

Eu já fiz uma semana especial de mulheres fortes no cinema, mas agora é a vez de citar um assunto que incomoda muita gente e que liberta muito mais: o feminismo

Do proibido ler | Esses filmes não são exatamente feministas, mas podem te ajudar a compreender melhor o feminismo e suas vertentes. Para um filme ser considerado feminista, é preciso do empoderamento da mulher na trama e não necessariamente dele abordar apenas a militância de uma. 

A libertação através do feminismo é um processo árduo e muitas vezes doloroso para as mulheres.

(Se algum filme já foi incluindo em alguma das listas que postarei no final da matéria, peço perdão pelo vacilo, mas segue em frente que tem indicação nova nessa aqui).
Ao invés de fazer uma lista enorme, preferi ser seletiva, fazer algumas menções honrosas, caso você goste do filme tal, poderá gostar do outro que indiquei abaixo. 

Eu poderia ter me baseado em listas que vi na internet, mas elas distorcem completamente o que o feminismo significa, muitas vezes rola até o olhar do patriarcado sobre as feministas nessas listas com 20, 30, 50 filmes.

Aqui o que importa é a qualidade e não a quantidade. Sempre que for assistir um filme considerado feminista, procure saber mais sobre o mesmo, pois infelizmente as listas podem te apresentar o oposto do que o título fornece.
Esses filmes têm vertentes diferentes no feminismo, o que torna a lista mais interessante ainda. A mulher negra (que de longe é a mais oprimida pelo machismo e pelo racismo) a violência doméstica, o estupro, a libertação sexual, a prostituição, o aborto, o que é considerado certo e errado na sociedade. E principalmente, a defesa da mulher.


Comentários

Postagens mais visitadas