Obra de saneamento | Quanto já foi pago, o que foi feito até o momento, e o que ainda falta fazer

Esta obra já consumiu R$ 3.756.851,13 desde o início e posso lhes assegurar que até o momento temos menos de 30% da obra INCOMPLETOS, bastando observar o estado das ruas, que fica evidente atestar que a fase de escavações das ruas estão muito aquém do que está previsto no projeto.


Ainda faltam construir as três estações elevatórias intermediárias que enviarão todo o esgoto para a elevatória principal que ficará situada próxima ao “Bar do Gelsão” para bombear todo o esgoto para a estação de tratamento. 
Vejam bem cidadãos, até o momento a empresa Deiferson consumiu mais de um terço do valor licitado e a obra sequer concluiu a fase de escavações para instalação das caixas de passagem e de inspeção.

O serviço de escavação e reposição do calçamento evidencia que ainda há muito o que fazer, e muito deixou de ser feito. 
Por exemplo podemos citar a denuncia do vereador Moacir Almeida sobre o reaproveitamento da terra retirada na escavação, sendo que no projeto prevê a reposição do subsolo com material novo, e na sequencia deixar o calçamento da mesma maneira em que foi encontrado antes das escavações.

Nem uma nem outra exigência está sendo cumprida, o que nos leva a constatar que ainda há muito o que se gastar nessa fase inicial da obra.
Para que o leitor tenha melhor entendimento do que foi feito até o momento, todo esse caos promovido pela obra até o momento foi para somente preparar as tubulações das residências para serem ligadas as elevatórias. 

Quanto as elevatórias, o projeto prevê a construção de três elevatórias menores, que ficarão situadas em ruas próximas do Rio Itabapoana, e essas três bombearão o esgoto das residências para uma elevatória principal, que ficará instalada próxima do “Bar do Gelsão”, para então bombear todo esgoto do bairro para a estação de tratamento.


A estação de tratamento se localizará no terreno onde funcionou o estande de tiro do TG 01-001, em frente a fazenda do Odilon Diniz. 
Com isso podemos vislumbrar que além do que já foi destruído no bairro Lia Márcia, ainda teremos que passar pela construção das elevatórias, da tubulação que irá ligar a elevatória principal até a estação de tratamento, algo em torno de pouco mais de um quilômetro, e por fim a construção da estação de tratamento. 

Com tanta coisa a ser feita, fica inevitável suspeitarmos que o governo pagou muito mais do que foi feito até o momento.


Também podemos prever que o caos que se instalou nas ruas do bairro Lia Márcia, poderá se instalar na avenida Governador Roberto Silveira entre o bairro e o trevo do lago, e no trecho da rodovia RJ 230 entre o IFF e a estação de tratamento. 
Se os vereadores não tomarem medidas enérgicas contra este absurdo, o caos será muito maior do que está.

Comentários

Postagens mais visitadas