Segurança Pública | Mais dois Silva

Por Chico Alencar

O Rio de Janeiro sepulta hoje e amanhã Douglas Rafael Silva e Edilson Silva. Dois cidadãos comuns, dois jovens, mortos da maneira mais torpe, da maneira mais inaceitável. 

E com indícios mais do que robustos de que estes assassinatos foram cometidos por quem deveria proteger o jovem, o trabalhador, a população: a Polícia Militar do Rio de Janeiro.

É evidente que nós queremos uma corporação policial com formação em direitos humanos, com remuneração digna, com qualidade para cumprir sua função. 
Que não é uma função militar contra um inimigo interno, contra 'forças oponentes', mas é uma função de assegurar não só o direito de ir e vir, de existir, de se manifestar, mas também o direito à dignidade e à vida, e o respeito a cada cidadão independentemente de sua condição social.

Fossem esses Silva uns Albuquerque, uns Cavalcanti, ou uns Alencar, é claro que a repercussão seria infinitamente maior. Mas como são filhos da pobreza - embora um conseguindo com sua arte e criatividade se desenvolver até num programa televisivo com suas habilidades de dançarino, o outro conhecido na comunidade do Pavão-Pavãozinho como 'Mateus Maluquinho' porque estivera inclusive internado por problemas mentais, mas era muito querido pela comunidade, muito amado, prestava pequenos serviços e adotado por uma pessoa generosa que além dos sete filhos biológicos assumiu este rapaz. 

E ela está, claro, em estado de choque vendo agora o seu corpo tombado e esta situação dramática que provoca evidentemente uma revolta da população e da sociedade.

Então, o problema do Rio e do Brasil é muito mais do Estado, das autoridades públicas - entra as quais nos incluímos - do que da sua população, que vive a desigualdade social, vive toda forma de problemas e estes problemas precisam ser urgentemente superados.


Não vamos ficar pensando em campanha e em reeleição se a gente não tem sensibilidade pra ver o Brasil real, que tá incandescendo. E isso é grave, isso é profundo, isso é quase trágico para o nosso futuro."


Comentários

Postagens mais visitadas