Segurança pública | Obra de destacamento da PMERJ da Nova Bom Jesus

A obra do destacamento da polícia militar na comunidade da Nova Bom Jesus tem contornos obscuros, que se faz necessária uma profunda apuração no processo desta polêmica obra desde o seu início. 

Importante salientar que este destacamento foi uma conquista desta comunidade de Santa Isabel e região através das reivindicações feitas pelo radialista Jailton da Penha no Café Comunitário da PMERJ realizada em março de 2013.

Poucos meses depois desta reivindicação debatida no evento, o comando da polícia militar enviou ofício para o executivo e o legislativo comunicando a autorização para implantar o destacamento naquela localidade. 

Caberia então ao poder executivo providenciar o imóvel para acomodar a guarnição que seria instalada, poderia ser um imóvel alugado ou próprio.

Foi aí que começou a surgir os obstáculos para a realização da conquista, o governo por total falta de vontade política em atender à demanda ofertada, protelou o quanto pôde para viabilizar o imóvel destinado ao destacamento. 
O descaso atingiu seu ápice quando a diretoria da empresa Xamêgo Bom decidiu financiar a construção do destacamento com seus próprios recursos financeiros, cabendo ao município providenciar a área.

Segundo informação do encarregado da obra, a empresa disponibilizou a monta de R$ 35.000,00 para a obra e o engenheiro da prefeitura foi responsável técnico pela elaboração do projeto, a empresa contratada pela Xamêgo Bom teria sido a “Duisa”, que sempre realiza obras para a prefeitura. 
A obra foi feita ao lado da quadra de esportes da comunidade da Nova Bom Jesus, e assim que ficou pronta, o comando da PMERJ EMBARGOU a mesma por esta não oferecer segurança para armazenamento de armas e munições, sendo certo que a obra não contava com laje batida, apenas telhado com forro de PVC.

Com este impasse mais uma vez o projeto da implantação do destacamento da PMERJ naquela região estacionou e assim ficou por mais de três meses. Atualmente está em andamento uma obra de reparação do projeto. 

Diferente do que se imaginava, a obra de reparação não consistirá na construção de laje de concreto no destacamento pronto, e sim a construção de um muro de três metros de altura para o destacamento, e onde inicialmente seria o local reservado para a garagem da viatura, agora será um cômoda com o devido reforço para o armazenamento de armas e munição.

Nesta obra de reparação do erro inicial, a responsabilidade pelo custeio e pela contratação da empresa é da prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, porém ao visitar a obra não encontrei nenhuma placa indicando os dados da obra. 
E a empresa contratada pela prefeitura para a reparação do erro inicial é a mesma Duisa, que inicialmente foi contratada pela Xamêgo Bom. Até o momento não localizei nenhum processo licitatório desta obra, presume-se que seu valor ultrapasse os R$ 8.000,00 e com isso haveria a necessidade de licitar a empresa para a realização da mesma.

Comentários

Postagens mais visitadas