Educação em Rosal | Escola Municipal Luiz Tito de Almeida

Visita realizada em 20 de novembro de 2014 - Esta escola de ensino fundamental que é administrada pelo poder executivo municipal passa por um dilema estrutural que carece uma especial atenção do poder legislativo e do conselho do FUNDEB, pois diferente de sua versão estadual que conta com um prédio próprio para suas atividades, a Escola Municipal Luiz Tito não conta com sua própria dependência.

Com isso esta escola municipal de Rosal , que também se chama Luiz Tito de Almeida, tem que compartilhar seus alunos entre o antigo prédio que pertence a CNEC (Campanha Nacional de Ensino) uma instituição educativa sem fins lucrativos que atua em diversos estados do país, e algumas salas de aula do prédio da Escola Estadual Luiz Tito.

Ocorre que o termo de cessão do imóvel para o município é muito antigo e a condição primordial para a manutenção da parceria está em manter o prédio em uso e em perfeito estado de conservação, o que não foi cumprido pelo poder executivo nos últimos anos, inclusive devido ao risco de desabamento do telhado em uma das salas de aula, a mesma ficou desativada com os alunos sendo remanejados para o prédio do estado.
E os responsáveis pela CNEC periodicamente comparecem em Rosal para vistoriar o prédio cedido e diante do quadro de parcial abandono encontrado pela inspeção, especula-se que foi elaborado um relatório com a recomendação da suspensão do convênio.

Alguns moradores chegaram a informar que o imóvel já está à venda com interessados em compra-lo inclusive, o valor estaria estipulado em R$ 500.000,00 e uma primeira oferta de R$ 200.000,00 já teria chegado aos responsáveis pela área.


Segundo ainda foi informado ao blog, a obra de ampliação do prédio do estado nada tem haver com a possível desocupação do município no prédio acima citado, e que o impasse aparentemente se encontra sem solução.

Situação idêntica vive a escola municipal Liberdade, lembrando que antes era chamado de "Colégio Cenecista Liberdade", por também participar do CNEC (Campanha Nacional das Escolas da Comunidade, clique aqui e saiba mais), as duas escolas estão sob comunicado de despejo pela instituição proprietária tanto da Luiz Tito em Rosal como a Liberdade em Carabuçu. 
A secretaria de educação até o momento não se pronunciou sobre a situação, sem para confirmar a veracidade das informações que recebi e publiquei pela primeira vez em novembro de 2014 nesta matéria que atualizei em 27 de abril de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas