Emergência hídrica e a gafe do “charlatão” da defesa civil

No dia 04 de abril de 2015, o policial-civil-travestido-de-colaborador-da-defesa-civil foi ao programa do executivo na Rádio Bom Jesus para colher os louros de seu decreto vitorioso de emergência hídrica, ele com ar professoral estava quase que eufórico com a aprovação do governo federal na farsa da emergência hídrica de Bom Jesus do Itabapoana. Vejam o quanto decadente está nosso poder executivo em festejar a aprovação de um decreto mentiroso e fraudulento. 

Esta crise hídrica jamais existiu, o que existe é o sucateamento do sistema de abastecimento seja da CEDAE ou do SAAE.

Ele que se julga o “papa” da defesa civil, afirmou categoricamente que com a aprovação da farsa, os cidadãos bom-jesuenses poderiam sacar o FGTS na agência da Caixa Econômica Federal, chegando a mensurar que o montante a ser sacado poderia chegar a superar os três milhões de reais, argumentando ainda que tal medida iria beneficiar diretamente nosso comércio, um claro aproveitamento político da situação.
No entanto, o “charlatão-da-defesa-civil” que disse ter estudado muito sobre situações de crises hídricas e suas legislações, acabou por esquecer de estudar quais seriam as situações em que se libera os recursos do FGTS, sendo certo que temos um decreto federal 5.113/2004 que veda qualquer possibilidade de saque de FGTS em situações de emergência hídrica.

O saque de FGTS somente se aplica em casos de desastres pluviais, como enchentes ou deslizamentos de encostas provenientes de fortes chuvas, a finalidade justificada para liberar tal fundo, tem como objetivo tão somente para os cidadãos que tiveram seus móveis destruídos em enchentes ou deslizamentos, poderem recompor a mobília de suas residências, o que não ocorre de maneira alguma em uma crise hídrica.

No clipe abaixo temos a pronunciamento do "colaborador-voluntário" no dia 04/04 e sua nota retrocedendo na liberação do FGTS


O decreto hídrico é tão hipócrita, que a prefeita alega que não há recursos financeiros suficientes para abastecer as comunidades com problemas com caminhões pipa, porém ela torra uma fortuna com o caminhão pipa da Top Mak que utiliza água tratada da ETA de Santa Isabel para lavar as ruas do centro da cidade, uma tremenda contradição para quem quer levar Bom Jesus do Itabapoana para o semiárido nordestino.

Depois de ter sido “surpreendido” pelo gerente da Caixa Econômica que tirou do fundo do baú do esquecimento o tal decreto que fez o especialista da prefeita não passar de um mero charlatão mal intencionado, ele então teve que corrigir a informação dada no programa semanal do rádio, comunicando em sua página pessoal no Facebook sobre o equívoco anunciado.

O governo em vez de dar ampla publicidade a informação dada no dia 04 de abril, fez o contrário, silenciou-se diante do fracasso-hídrico de se tira proveito político com o saque do FGTS, o que somente atesta que o noticiário oficial do governo é extremamente tendencioso, incapaz de reconhecer um erro para deixar a população bem informada.

Quando a notícia é de interesse do governo, o “colaborador voluntário” utiliza a Rádio Bom Jesus e a prefeitura publica em seu site, quando a notícia desgasta o governo, basta uma nota no Facebook pessoal de uma pessoa que não tem nenhum vínculo institucional com o município.
Este episódio retrata muito bem a total ausência de seriedade deste governo, questões relacionadas a defesa civil são de uma gravidade tamanha que se torna inaceitável que este setor esteja nas mãos de um voluntário, sem vínculo com o município e muito menos reconhecido pela autoridade estadual de defesa civil, o Corpo de Bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Comentários

Postagens mais visitadas