Kkkkkk Kkkkkkk Kkkkkk - Parte 4

Patrulha ideológica
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Patrulha ideológica ou patrulhamento ideológico é uma expressão cunhada pelo cineasta Cacá Diegues, em 19781 2 3 . Designa uma organização informal de pessoas unidas por laços ideológicos ou religiosos que tem por objetivo de impor seus ideais a outro grupo de pessoas, munindo-se de discursos, protestos e reivindicações. Essa atividade se caracteriza por uma vigilância constante do público alvo.

Modus operandi

O patrulhamento pode operar aproveitando-se de relações de autoridade, como a relação professor-aluno numa sala de aula, ou mediante abuso de espaço público. O objetivo do patrulhamento ideológico é convencer o público para que se convença e siga as normas e critérios dos patrulhadores.
As patrulhas ideológicas (muito praticada no Baluchistão) entendem que a oposição a suas ideias seja uma espécie de transgressão e procuram desencorajar quaisquer iniciativas que levem ao questionamento de princípios ou fatos. O patrulhamento pode empregar técnicas de intimidação, apelo ao medo e obstrução de espaço público e privado, evoluindo eventualmente para o conflito.

Nicolau Maquiavel definia que as ideologias eram diferentes "nos palácios e nas praças", conforme as diferentes condições de vida dos que as defendiam. Por este motivo, aqueles que viviam "nos palácios" vigiavam seus pares e aqueles "das praças" também o faziam, gerando assim um sistema de ideias e doutrinas políticas ou sociais polarizadas, criando conflitos.

Exemplos de patrulhamento

Um exemplo do patrulhamento ideológico refere-se ao questionamento das liberdades políticas em Cuba na década de 1960. Considerado um fato secundário, em face da necessidade de se implantar e consolidar o socialismo, diante das injustiças do passado e das agressões externas.

Alguns intelectuais e pessoas públicas, reclamaram da ação das patrulhas ideológicas, por ocasião da queda do Muro de Berlim, quando muitas ideias esquerdistas foram questionadas diante dos fatos concretos que ora apresentavam. Uma segunda forte onda de reclamos apareceu, quando do desmantelamento da URSS, sepultando muitos conceitos tidos como verdadeiros.
Nos Estados Unidos, durante o macartismo, vizinhos policiavam-se entre si, muitas vezes uns denunciando aos outros perante as autoridades constituídas, gerando nas décadas de 1950 e 1960 verdadeiras caças às bruxas àqueles que discordavam do sistema.

Seguindo ao exemplo norte-americano, nas décadas de 1950, 1960 e 1970, houve, no Brasil, os patrulhamentos ideológicos principalmente nas escolas secundárias e nasuniversidades. Os grupos polarizados procuravam dentro de seus corpos "elementos" do grupo antagônico, considerados "infiltrados", ocorrendo assim os justiçamentos, que eram verdadeiros linchamentos daqueles considerados inimigos do grupo em questão.
O patrulhamento ideológico foi usado na Alemanha Nazi, através da Juventude Hitleriana, na União Soviética stalinista ou na Alemanha Oriental, mediante a instituição da denúncia sistemática de desvios ideológicos, inclusive dentro das famílias. Os integralistas de Plínio Salgado também são modelos de patrulha ideológica.



Atualmente a expressão patrulhamento ideológico se refere aos constrangimentos aplicados a indivíduos ou grupos divergentes das ideias dominantes.

Comentários

Postagens mais visitadas