Qual seria o critério deste levantamento?

Segundo levantamento do MPF, dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, Bom Jesus do Itabapoana é o sexto mais transparente com nota de 6,3, enquanto Itaocara ocupa da 61º posição do ranking, com nota 1,1. Cabe salientar que esta pesquisa pode muito iludir a opinião pública além dos números questionados, se compararmos a posição do Estado do Rio de Janeiro com os demais estados da união, poderemos constatar que não há nada a ser festejado ao observarmos o demonstrativo da CGU na imagem abaixo, dos 27 estados da união o estado do RJ ocupa a 21ª posição no ranking da CGU .

Clique na imagem e acesse a matéria
Em todo estado do Rio de Janeiro são raras as cidades que conta em seus portais da transparência com a folha de pagamento na íntegra com cada servidor, sua função e seu salário, em Itaocara conta com esta fundamental informação, já em Bom Jesus do Itabapoana não temos a relação de servidores, suas funções e respectivos salários.

Se a folha salarial de nossa prefeitura está no limite da lei de Responsabilidade Fiscal, é certo que no mínimo 51,8% do orçamento está comprometido com a folha de pagamento de pessoal, com isso questiona-se como Bom Jesus do Itabapoana alcança uma nota de tamanho destaque sendo que menos da metade do orçamento é acessível no portal da transparência?

Clique na imagem e acesse a matéria da CGU
Importante salientar que na matéria veiculada no G1 não informa que metodologia foi empregada no levantamento, e muito menos disponibiliza o link da fonte da informação, a matéria se restringe a somente apresentar a relação classificatória dos municípios com suas respectivas notas.

Como Itaocara que tem 100% do orçamento disponível no portal da transparência obtém uma nota tão insignificante com 1,1?
Coincidência ou não, a prefeitura de Bom Jesus é desgovernada pelo PMDB e a Itaocara é muito bem governada pelo PSOL.

Comentários

Postagens mais visitadas