Entrevista com Ângela Poses – Candidata ao Conselho Tutelar

O Portal da Cidadania com o objetivo de trazer ao grande público um amplo debate sobre as demandas que envolvem os menores de dezoito anos de BJI, propõe uma rodada de entrevistas com todas as candidatas que disputam a eleição que se fará realizar no dia 04 de outubro de 2015, nesta publicação temos a primeira entrevista com a candidata a reeleição Ângela Poses.

As demais candidatas estão convidadas a participarem, bastando enviar suas respostas para as mesmas perguntas contidas nesta entrevista por e-mail (frederico.blog@gmail.com) ou pela página do Blog do Frederico no Facebook.

Olá Ângela! Estou entrando em contato para lhe dar um espaço para que você exponha suas propostas e a ótica que você tem da atual realidade vivida pelos menores de dezoito anos de Bom Jesus do Itabapoana, principalmente os que vivem nas áreas periféricas da cidade. 

Abaixo seguem quatro perguntas para você responder, podendo desenvolver a vontade suas ideias a respeito do cargo que postula.

01 – O que te fez decidir em disputar a eleição do Conselho Tutelar?

Resposta: sempre estive ligada direta ou indiretamente com alguns projetos social voltado à criança e adolescentes.

Fui catequista durante muito tempo e sempre atuando ao lado de meu esposo em projetos sociais esportivos desempenhados por ele e por isso tudo vendo e convivendo com várias situações de descasos e descumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, fui motivada a ingressar no conselho tutelar logo assim que surgiu a oportunidade através do processo seletivo e eleitoral.

02 – Qual sua visão de conhecimento da realidade dos menores de dezoito anos de BJI, principalmente os que vivem nas camadas periféricas do município? Podendo inclusive abordar de maneira especificada os que também vivem na zona rural.

Resposta: uma série de fatores contribuem para que tenhamos uma visão mais ampla da verdadeira realidade de nossas crianças e adolescentes, que a primeira vista culpamos os mesmos por certas atitudes e por certos comportamentos e não procuramos analisar o que de fato contribui ou contribuiu para tais situações: as drogas, abandono familiar, negligencia das autoridades, falta de acessos a educação, ao esporte, a cultura, ao lazer e principalmente a inclusão social, e digo isso não especificamente a classes sociais mais baixa e sim em um aspecto em geral.

Nosso município embora ninguém note e finjam que sabem de tudo, ainda convivemos diariamente com muitas denúncias de abandono, abuso sexual, exploração etc.

03 – Você teria como fazer uma abordagem do atual quadro de atuação sob todos os aspectos do Conselho Tutelar em BJI?

Resposta: O Conselho tutelar é um órgão permanente e autônomo jurisdicional encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Hoje posso afirmar que nós do conselho tutelar não encontramos apoio pelas autoridades políticas em nosso município, pois trabalhamos incansavelmente todos os dias em plantões diários sem amparo legal a que temos direitos, sem termos garantia das leis trabalhista a qual todo trabalhador tem direito, sem termos principalmente nossa carteira assinada para fazer valer de todos os direitos.

Se as autoridades soubessem da verdadeira importância da atuação de um conselheiro tutelar em nossa sociedade, lutaria junto a nós para juntos tentarmos sanar a maioria dos problemas envolvendo crianças e adolescentes que temos aqui em bom jesus.

04 – Apresente-nos suas credenciais e suas propostas para convencer o eleitor a votar em você na eleição do Conselho Tutelar.

Resposta: Conselheira tutelar a quase 4(quatro) anos, venho atuando incansavelmente em nosso município procurando atender de forma transparente e imparcialmente os casos apresentados a mim envolvendo nossas crianças e adolescentes, e creio eu, que ainda tenho muito a contribuir estando conselheira tutelar ou não e assim fazer valer os direitos e deveres de nossas crianças e adolescentes contidas no ECA, pois vejo isso tudo não só como responsabilidade do Conselho tutelar e sim de toda sociedade. 
Muito obrigado a todos!

Ângela Poses - nº 04

Comentários

Postagens mais visitadas