Graves indícios em obra de calçamento de ruas em Carabuçu

Por diversas vezes testemunhei os vereadores da base governista tecendo exaltados elogios com a suposta qualidade das obras de calçamento de ruas em Carabuçu e em outras poucas localidades que o governo conseguiu executar a obra, pois algo em torno de 70% do que foi licitado não foi executado ainda, e segundo dizem que parte do que foi feito ainda não foi pago pelo governo as empresas que venceram a licitação.

Fato é que ao observar as fotografias registradas em Carabuçu nesta sexta-feira (04/09), fica fácil constatar que muita coisa que está previsto no projeto foi suprimida, cabendo agora a Comissão Permanente de Agricultura, Obras Públicas e Transportes solicitar as planilhas de medição e de empenho de pagamento do que foi feito até então, para facilitar o entendimento do leitor, nas imagens divulgadas nesta matéria eu tracei em linhas amarelas onde deveria ser calçado e que ficou sem calçamento.

Na sequência de imagens abaixo vamos observar como ficou a “obra de arte” que foi o resultado com linhas “modernas e arrojadas” no traçado das ruas desta localidade de Carabuçu.

Na primeira imagem temos um absurdo descompasso no traçado entre as ruas e algumas calçadas das residências, observem que o resultado da “economia” da metragem a ser calçada resultou na criação de diversas “ilhas” de pequenos terrenos baldios, que certamente no futuro se transformará em pontos de descarte de lixo, além do mato que irá crescer atraindo insetos e outras pragas.

Fica evidente que o traçado fez com que as calçadas das ruas perdessem completamente o padrão do projeto, que fez com que as calçadas fossem de encontro com as ruas, e em outros casos ficará uma área sem calçamento entre a calada e a rua.


Nesta segunda imagem questiono sobre a não realização da obra estrutural para escoamento pluvial, na imagem da esquerda notamos ser uma rua em declive e que sequer temos assentado o meio-fio na descida, conforme aponta a linha amarela, e além da ausência do meio-fio, também não temos a calha de drenagem pluvial, o que sem dúvidas que algumas fortes chuvas teremos este calçamento se desfazendo com previsível facilidade.

Observando todas as fotografias encontrei somente um bueiro que aparenta já existir antes desta obra, o que serve de alerta máximo aos vereadores para fiscalizar o subsolo dessas ruas que sem dúvidas que vocês encontrarão onde é que se desvia recursos públicos com força.

Também foi observado que nesta segunda fotografia o meio-fio existente em ambos os lados das duas ruas aparentam claramente que já existiam antes da obra, porém é muito provável que mesmo com a existência e o aproveitamento deste meio-fio antigo, o governo tenha pago a empresa como se ela tivesse feito aquele item da obra.


Para fiscalizar esta obra basta somente os vereadores providenciarem um técnico para realizar as medições desta obra, ou até mesmo um profissional prático para apresentar o resultado da edição aos vereadores que podem atestar em documento as medidas apuradas na verificação, mesmo que informalmente, não há necessidade de atestado técnico, apenas o testemunho de vocês.

Ainda há tempo de evitar que o prejuízo de configure nos cofres públicos, pois aparentemente o governo ainda não pagou integralmente por este serviço, e antes que o mesmo seja quitado, verifiquem o que realmente foi executado.

Comentários

Postagens mais visitadas