A “caixa-preta” da água que consumimos


Na sessão ordinária de quinta-feira (15/10), o vereador Celso Rezende no uso da tribuna fez um grave alerta no que tange a qualidade da água que é fornecida em Bom Jesus do Itabapoana, ele denuncia que um grupo de alunos do IFF Campus Bom Jesus teriam realizado um trabalho de análise da água tratada e distribuída pela CEDAE.

O protesto do vereador se encontra no fato de que a direção do IFF não teve autorização do superintendente regional da CEDAE, um certo Giovani, para divulgar o resultado da análise realizada por nosso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Como pode um assunto de tamanha seriedade não poder ser trazido a público, para que toda sociedade tenha o direito de saber que tipo de água está consumindo? Como se fosse pouco a CEDAE nos submeter a toda sorte de precariedade de atendimento, ela agora amordaça o resultado de uma análise INDEPENDENTE da qualidade da água fornecida por ela.

Se a CEDAE, na pessoa de um “certo Giovanni” não autorizou a divulgação do resultado da análise, sem dúvidas que o mesmo tenha sido nada positivo, sendo certo que se fosse constatada que a água que pagamos para ser tratada, estivesse dentro de todos os padrões de qualidade, inclusive podendo beber a mesma que chega na torneira, sem dúvidas que a mesma CEDAE iria divulgar o resultado.

No dia 21 de janeiro de 2015, foi veiculado nesta página uma excelente notícia sobre a parceria institucional entre IFF e Rotary Club de Bom Jesus do Itabapoana para justamente realizar uma ampla análise da qualidade da água que consumimos, pode ser que esta análise censurada pela CEDAE, e que oi denunciada por Rezende, seja a mesma desta parceria.

Caso a análise censurada seja a mesma que fora noticiada entre a parceria IFF/Rotary, fica a indagação para o atual presidente se de fato foi feito este estudo, e se de fato a CEDAE está impedindo a divulgação, o que seria uma arbitrariedade inaceitável, a população tem o direito de saber sobre a qualidade da água que chega em suas torneiras.

Toda tubulação da rede de abastecimento da CEDAE ainda é a cancerígena de amianto, e como bem salientou Rezende, os casos de câncer em Bom Jesus do Itabapoana são alarmantes, e fica impossível não associar um fato ao outro.

Do poder executivo muito parceiro do Pezão, não podemos esperar absolutamente nada, a prefeita não está com tempo para dar atenção a água que nos abastece, ela está muito mais preocupada com suas ações na justiça que a cada dia aperta mais sua asfixia financeira.

Comentários

Postagens mais visitadas