Mídia irresponsável e inconsequente



Nesta publicação temos duas abordagens feitas pelo repórter Jailton da penha, uma em seu programa na Rádio Bom Jesus no sábado (31/10), o Jornal do Vale, e outra em seu blog que foi publicada nesta segunda (02/11), sobre a polêmica envolvendo a premiação da Loto Mania em uma casa lotérica de Bom Jesus do Itabapoana.

Foram dois fatores que turbinaram a polêmica, o primeiro sobre o valor a premiação, que supera a casa dos 3 milhões de reais, e a segunda polêmica partiu da irresponsabilidade inconsequente de um certo blogueiro-barraqueiro de Bom Jesus do Itabapoana.

Ele teve o descaramento de além de noticiar o fato de maneira distorcida, ele ainda apontou o nome do suposto vencedor da premiação milionária, nunca na história de nossa imprensa se noticiou o nome de um vencedor de qualquer premiação de grande vulto financeiro, é uma questão de segurança, integridade física e respeito pela vida privada das pessoas.

O barraqueiro-virtual por não saber do que se trata o significado das palavras “ética” e “limites”, expôs não só a pessoa mencionada por ele como todos os seus familiares ao risco de um sequestro, por mais que ele tenha negado o fato ao registrar a queixa na delegacia de polícia o risco existiu ou ainda existe.

Na matéria veiculada no blog do Jailton da Penha consta que o barraqueiro-virtual na tentativa de se defender do indefensável, ele ainda revelou a suposta fonte de suas informações ao alegar que foi “uma das funcionárias da lotérica” que teria informado a ele sobre o vencedor, contrariando um dos principais preceitos do jornalismo que é justamente em preservar as fontes de informações, e no caso desta informação.

Mesmo se a informação fosse verdadeira e fornecida por uma funcionária da loteria, em hipótese alguma deve-se informar o nome do vencedor de qualquer premiação lotérica, somente onde foi sorteado o prêmio.

O caso foi parar na delegacia com o noticiado no blog registrando queixa-crime contra o barraqueiro-virtual, e sem dúvidas que teremos muitos desdobramentos sobre este caso polêmico.

Comentários

Postagens mais visitadas