Secretaria de saúde permanece irresponsável com transportes de pacientes

Um tema de proporcionou forte comoção em Bom Jesus do Itabapoana, foi o trágico acidente envolvendo uma van da secretaria de saúde próximo a São José de Ubá, o acidente que teve vítimas fatais em 2013 trouxe à tona questões que foram levantadas na época e que logo a seguir foram deixadas de lado.
Cabe salientar que também em 2014, já sob a atual gestão, tivemos um acidente também grave, só que de proporções menores que o de 2013, e que tivemos a perda total de uma van novinha que a pouco tempo havia sido doada pelo governo o estado.

O que se pretende levantar nesta publicação, é um debate sério e urgente no que tange as escalas de viagens dos motoristas da secretaria de saúde, e também sobre as condições de trabalho que esses vivem, a quantidade de bom-jesuenses que estão se deslocando para cidades distantes para serem tratados, levanta a necessidade de se implementar um sistema de rodízio entre os motoristas que respeitem as regras legais.

Por exemplo nesta semana em curso tive a informação de que um motorista que conta com a simpatia do governo, que mal chegou de uma viagem pela madrugada do Rio de Janeiro, e que o mesmo motorista poucas horas depois já estava se dirigindo para outra viagem, sem saber precisar qual seria o destino, o que me foi informado é que este motorista não teve o tempo de descanso necessário para retornar para a estrada.

Devido a achatamento salarial vivido por todos os servidores da prefeitura, as diárias de viagens se tornaram um adicional de renda precioso para esses motoristas, que estão se matando nas estradas rotineiramente para elevar seus ganhos mensais, ainda tendo que levar em consideração que o governo utiliza as escalas de viagens como objeto de manipulação política na prefeitura, contemplando os parceiros com seguidas viagens e colocando na geladeira os desafetos concursados.

A atividade de transportes de passageiros, seja ela da iniciativa privada ou do setor público, requer uma série de medidas e estruturação imprescindíveis para se garantir ao máximo possível a segurança dos passageiros, pois estamos tratando de transportar vidas humanas e com o agravante dos mesmos estarem sob responsabilidade do poder público.


Atualmente a demanda de transportes de passageiros da secretaria de saúde de Bom Jesus do Itabapoana necessita que se crie um setor específico para não só cuidar da escala, como também em oferecer apoio e acompanhamento dos motoristas, fazendo com que tenhamos pleno conhecimento que estes estão aptos em encarar uma rodovia com seus passageiros. 

Um profissional do transportes de passageiros deve ter seus períodos de descansos rigorosamente respeitados, sua condição emocional deve ser plenamente equilibrada, e nada disso é monitorado ou respeitado em nossa secretaria de saúde de Bom Jesus do Itabapoana.

Comentários

Postagens mais visitadas