Em Bom Jesus do Itabapoana, um caso suspeito que se autonotificou pela omissão do poder público

Cidadã Bibiana Degli denuncia um grave fato em sua rede social, comprovando o total descontrole sanitário que vivemos



Desde que iniciaram com as medidas restritivas e o enfrentamento ao coronavírus, que venho denunciando a gestão pública municipal e a direção do hospital de estarem omitindo a realidade dos fatos, e mesmo mostrando como tem funcionado em algumas prefeituras da região, a negligência permanece...

...até que tivemos na tarde de sexta-feira (03/04) uma denúncia publicada por uma internauta em sua página no Facebook, com o contundente relato sobre a situação vivida por ela até o dia 31 de março, e a total incapacidade e irresponsabilidade que ela foi atendida no hospital...

...tendo ela sentido fortes sintomas do vírus, e mesmo assim ela não entrou nas estatísticas sequer dos subnotificados, pois essa inexiste em BJI, aqui erroneamente somente se notifica os casos que são submetidos ao exame, os demais estão totalmente fora de qualquer controle ou monitoramento...

...e o Ministério da Saúde orienta que todos os casos com sintomas leves ou dois sintomas gripais comuns, devem ser submetidos a quarentena, ao monitoramento e as estatísticas dos subnotificados, como em Santo Antônio de Pádua, que anuncia neste sábado (04/04), 89 casos suspeitos e seus casos com coleta de amostras para exames, e desses, dois foram descartados.



O caso relatado pela internauta sugere que ela deveria ter sido internada por uns dias no isolamento do hospital e em observação, como fizeram com o vereador José Luiz e sua esposa, que apresentaram sintomas leves da COVID-19 e foram submetidos ao teste além da internação...

...e no caso desta paciente negligenciada pelo hospital, ela chegou a comunicar que havia tido contato com um grupo de pessoas que foram atestados com coronavírus em exames, foi prescrito o exame pra ela, mas ela foi liberada para ir em bora e aguardar a coleta do material em sua residência...

...isso depois dela ficar um mês sentindo fortes sintomas do vírus, e com duas idas ao hospital em busca de atendimento... 

...demonstrando de forma indiscutível que em Bom Jesus do Itabapoana as subnotificações estão totalmente omitidas, mesmo com a exigência do governo do estado através de portarias e notas técnicas, conforme imagens que ilustram essa reportagem.



“Fiquei 1 mês doente, muita dor de cabeça, dor no corpo, garganta doendo, tosse seca, febre. Quando cheguei ao ponto de não conseguir nem respirar eu procurei um consultório particular, no dia 26/03/2020. Após uma semana que estava sentindo sintomas graves e tive uma grande piora.

Então no dia 31/03/2020 como ainda não me sentia bem e ainda com muita dificuldade na respiração e muita dor no local do pulmão que só aumentava procurei o PU. Então nisso eu os informei que tive contatos com pessoas que foi confirmada com covid-19. Pediram o raio x, não estava com pneumonia 🙏. Mas a incompetência dos médicos me apavoraram quando disseram que dá pra vê o vírus pelo raio x, sendo que até eu sei que esse vírus só dá pra ver pelo exame próprio ou tomografia. Me colocaram como suspeita, preenchi os documentos com meus dados então jogaram no sistema como suspeita. E mesmo como suspeita me passaram medicamentos que até eu sei q pessoa portadora do vírus não pode tomar como o ibuplofemo para aliviar a dor 🤦 claro q não tomei né.

Então enviaram para casa passaram o exame e disseram que viriam na minha casa colher o exame e fazer acompanhamento.

Hoje estou quase curada, graças a Deus. Mas todas 10 pessoas que teve contato comigo sentiram os mesmos sintomas e ficaram doente. Alguns com sintomas mais leves.


Descartaram minha suspeita.
Não estão fazendo acompanhamento e muito menos colhendo exames. Como que descarta suspeitas sem fazer exames??

Nisso continuamos na dúvida se estamos imunes ou se ainda temos chances de pegar a doença. Enquanto isso o vírus circula e ninguém sabe.


Enquanto isso eles pegam o dinheiro dos exames e enfiam no bolso.
OBS: Eu faço parte do grupo de risco, tenho problema de imunidade e bronquite.”



Sem inserir os pacientes subnotificados nas estatísticas de gestão, Bom Jesus do Itabapoana está como um avião viajando sem os instrumentos de navegação da aeronave, e com o piloto dormindo, e o resultado será tão trágico como a própria queda com todos os passageiros dentro...

...pois além de não haver um levantamento estatístico sobre os pacientes suspeitos subnotificados, a secretaria de saúde mantém as unidades de saúde dos bairros em funcionamento parcial, onde na verdade deveriam ter aumentado a rotina de trabalho das equipes de atenção básica para justamente tornar monitoramento dos suspeitos o mais próximo possível...

...mas o que se vê e espera é o total descontrole epidemiológico, isso sem contar com as obscuridades que sempre são abordadas na gestão do hospital, que somente visa o setor rentável e terceirizado em detrimento do interesse coletivo que a pandemia exige priorizar...

...desta feita, não me surpreenderá a lotação total dos novos leitos que estão sendo preparados para atender exclusivamente aos pacientes com COVID-19, tão logo entrem em funcionamento.



Em tempo, nas imagens abaixo temos uma reportagem veiculada na Folha de São Paulo, no dia 02 de abril... 

...e que aborda sobre a disparidade entre os casos testados e os subnotificados, fazendo com que a crise seja muito, mas muito mais grave do que os números oficiais demonstram.

Comentários

Postagens mais visitadas