Na estagnação econômica do isolamento social, o papel a ser exercido pelo executivo municipal

Somente agora, que o presidente do poder legislativo se atentou sobre a necessidade de tomar medidas de aporte econômico



Desde a primeira semana de enfrentamento ao coronavírus, que venho publicando sugestões sobre como a prefeitura poderia amenizar os impactos econômicos resultantes do isolamento social estabelecido por decreto, e até o momento não houve nenhuma manifestação por parte do executivo a respeito...

...mesmo com o momento de crise aguda que vivemos desde 2015, seria natural que essa nova realidade fizesse com que o poder público já estivesse pensando em adotar medidas, mas não foi o que se viu até o momento, inclusive com o presidente do poder legislativo somente se manifestando em pensar como “salvar a economia” bom-jesuense no dia 14 de abril...

...ao passo que os vereadores já deveriam estarem se articulando e buscando alternativas, mesmo que fossem as que aqui foram sugeridas, mas nem em um momento como esses a vaidade política deixa de infectar essas personas públicas.

É fato que o campo de atuação de nossa prefeitura é indiscutivelmente limitado para equacionar demandas de natureza econômica, nosso orçamento é limitado a praticamente nos repasses constitucionais, mas mesmo assim, é possível o prefeito e sua equipe de colaboradores tomarem medidas nesse sentido...

...e assim preservar alguns setores de nossa economia interna, sendo certo que o isolamento social perdurará por pelo menos mais dois meses, mesmo que o governo relaxe nas restrições, a própria população está ciente da gravidade vivenciada e não sairá de casa como antes...

...e mediante a esse cenário de incertezas e temores sobre o futuro financeiro de muitos, segue abaixo dez sugestões plenamente concretizáveis pelo poder executivo local junto com setores da sociedade organizada, bastando somente estruturar e articular cada uma dessas ideias, que sem dúvidas poderemos amenizar os duros impactos que todos sofrerão neste ano.

01Prefeitura e Associação Comercial e Empresarial poderiam em conjunto criar um aplicativo de vendas online, com a prefeitura contratando profissionais de pronta-entrega, os motoboys, e a associação administrando o sistema de vendas.

02A prefeitura poderia criar um programa de transferência de renda aos profissionais impactados no transporte escolar e nos eventos do calendário cultural, com os recursos economizados com a suspensão dessas atividades se convertendo em renda mínima para os profissionais motoristas terceirizados da secretaria de educação, e para barraqueiros, ambulantes e artistas locais, com esses podendo produzir apresentações online ao vivo em suas residências.

03 Os feirantes poderiam ser realocados na quadra esportiva do Olympico F.C. para retomarem suas atividades, em local em que se possibilite o controle de acesso de pessoas como se faz com os supermercados, com as barracas posicionadas em distância segura, bastando a prefeitura oferecer o suporte necessário para o clube e os feirantes e produtores.

04A prefeitura pode dar celeridade aos processos administrativos das obras públicas prevista em seu cronograma, como as praças de Pirapetinga, Barra do Pirapetinga, Nova Bom Jesus e Parque das Águas, podendo a própria PMBJI executar os projetos com a mão-de-obra contratada via RPA, gerando emprego e aquecendo o comércio de materiais de construção.

05A secretaria de saúde poderia promover uma grande campanha para o uso da máscara facial, comprando tecido e elástico no comércio local em larga escala, e contratando costureiras dos bairros e distritos para confeccionarem e distribuírem nas próprias comunidades, para que a população tenha acesso a proteção quando tiver que sair de casa.

06A associação comercial junto com a coordenadoria de indústria e comércio poderiam juntas, procurar os proprietários de salas comerciais para negociarem um período de carência na cobrança do aluguel, ou uma redução temporária do valor para amenizar as perdas do comerciante ou empreendedor que foi diretamente impactado pelo isolamento social, assim como provedores de internet locais, para suspenderem a cobrança dessas empresas como se fez com os serviços de fornecimento de energia e água.

07A secretaria de assistência social e habitação poderia criar um amplo programa provisório de segurança alimentar, com a cesta de alimentos integralmente composta por itens produzidos em Bom Jesus do Itabapoana, e aqueles não produzidos mas desde que comprados no comércio local, e principalmente nos estabelecimentos impactados diretamente, criando uma janela de oportunidade tanto para produtores rurais como nossos comerciantes.

08A secretaria de governo e a chefia de gabinete poderiam articular junto com a secretaria de estado de educação, a manutenção dos repasses aos profissionais motoristas do transporte terceirizado de estudantes da rede estadual, mesmo que valores inferiores aos repassados quando em atividade, mas que garanta uma renda mínima para o sustento das famílias desses profissionais que estão ociosos.

09Os clubes de serviços de demais instituições de nossa sociedade organizada poderiam também entrar em cena, promovendo campanhas de arrecadação de fundos financeiros para aquisição de materiais de higiene pessoal, de forma que se destine os recursos nas compras em nosso comércio local, atendendo assim a população de baixa renda na parte de higienização e no incremento do consumo em nossa economia interna.

10A prefeitura através da secretaria de governo poderia criar o FUNDEBOM, Fundo de Desenvolvimento Econômico de Bom Jesus, ideia proposta pelo então candidato a vereador Dênis Possidônio em 2016, podendo alimentar este fundo de desenvolvimento econômico com parte dos royalties de petróleo e parte do que está sendo economizado em diversos setores do governo que estão com suas atividades paralisadas ou reduzidas ao expediente interno, com os recursos podendo se destinarem a financiamentos a longo prazo e com taxas mínimas para os micros, pequenos e médios empresários poderem buscar estabilidade financeira em seus estabelecimentos.



Essa pandemia causará profundas mudanças comportamentais em todas as sociedades do planeta, e assim será aqui em nossa pequena e interiorana Bom Jesus do Itabapoana, as pessoas já refletem sobre ficar mais em casa, se divertirem em casa e estão convictos em adotar novos hábitos de vida relacionadas a permanência em casa...

...não teremos tão cedo o retorno da normalidade nas noites por exemplo, muita gente deixará de frequentar ambientes noturnos antes frequentados, partindo para pequenas reuniões em residências de amigos, em vez das grandes aglomerações em pequenos ambientes fechados, até mesmo o número de grandes festas particulares reduzirão...

...assim como o maior tempo em casa também reduzirá a necessidade de comprar roupas e calçados por exemplo, tudo isso será pauta do novo tempo que já vivemos e passaremos a viver, tornando líquido e certo que os setores mais atingidos e impactados pelo isolamento social serão os relacionados a produtos e serviços considerados supérfluos.

Comentários

Postagens mais visitadas