Carta de uma leitora, sobre a "magia, histórias e mistérios da Serra do Tardin"

O documentário ganhará um segundo capítulo, certamente...

No vídeo acima, o documentário sobre a Serra do Tardin

O Blog do Frederico reproduz, a mensagem enviada pela internauta Roze Domingues, professora aposentada, escritora e atualmente residente em Teresópolis-RJ

"Gostei do documentário, apesar de não abordarem a nossa família. Minhas tias queridas, como disse meu primo Luiz, guerreiras e majestosas ainda por lá. Lembranças da minha infância com meus primos por vezes fugindo para o açude ou maquinando uma estratégia para entrar na dispensa da Mãe Velha em busca de alguma guloseima...

Saudade dos tempos que não voltam.... A última vez que estive por lá, infelizmente foi para enterrar minha tia Marta no cemitério ao qual, muitos da família do meu pai se encontram.

Talvez tenha sido a última vez que meu pai Altamiro Pains Domingues tenha conseguido estar por lá, devido a sua idade e saúde. Saudades da sede subindo Serra à pé, por vezes cortando caminho pelos pastos e correndo das vacas com bezerro novo... tudo valia à pena para encontrar toda aquela magia que envolvia a casa Grande e o valor de estar todos ou grande parte juntos...

As estórias da mãe velha no banco de madeira comprido ao lado do fogão à lenha.. a figura do meu avô Pai Velho sentado perto da mesa rústica de madeira onde expostas estavam cristais e pedras encontrados nas terras.... saudades desse tempo.

Queria poder falar de todos os tios e primos.... das frutas abundantes nos pés, do leite fresco que Tio Marciano trazia bem cedinho, dos barulhos das galinhas no terreiro e do cachimbal pegos entre as pedras quando abriam a comporta do açude.

Algumas vezes lavei roupa na tábua a Beira do rio.. era uma mistura de prazer e alegria, misturado a inocência da infância... Saudade.... faltam muitas histórias todas vividas nessa serra, detalhes que dariam um livro cheio de aventuras e emoções. Minha família, minhas raízes. Por Rozety Dutra Domingues.

Bom domingo! Achei seu trabalho incrível, esses documentários são apaixonantes! Em especial esse sobre a Serra do Tardin onde nasceu meu pai que está com 87 anos e ao qual eu guardo memórias incríveis.

Sou escritora e professora aposentada de Teresópolis RJ, sempre encantada por toda essa redondeza de Bom Jesus e subindo até o Espírito Santo."


Comentários

Postagens mais visitadas