A "Estrada Velha" de Calheiros

São três histórias de inestimável relevância, que ocorreram neste trecho registrado

Sem nenhum registro histórico disponível para pesquisa, é talvez o mais importante patrimônio histórico, material, turístico e cultural de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, pois ela deve ter entre 190 e 194 anos, e foi aberta na época em que o Brasil se tornou independente em 1822.

A partir de 1823 o império brasileiro autorizou a abertura de rotas de escoamento da produção agrícola de MG para o litoral, em nosso caso a rota passava por Varre-Sai, Rosal, Calheiros e Bom Jesus em direção ao Porto de Limeira, que se localizava entre Barra do Itabapoana e Praia das Neves-ES.

O passeio turístico da Estrada Velha de Calheiros, levará o visitante ao passado remoto de Bom Jesus do Itabapoana, contando além da história do desbravamento da Rota dos Tropeiros, temos ainda outros dois fatos históricos no percurso...

...o local onde se tornou ponto de peregrinação dos devotos do Padre Preto de Calheiros, em que se identifica o local do fenômeno que se atribui ao milagre do Vigário João Mendes Ribeiro...

...e ainda a possibilidade do final do trajeto termos um sítio arqueológico, podendo ser o local onde viveu a tribo Puri que habitou as margens do rio entre a Cachoeira da Fumaça e o início do núcleo urbano de Calheiros, onde se encontrou o primeiro forno indígena.


A Estrada Velha de Calheiros tem aproximadamente 500 metros de extensão intacta e é o único vestígio preservado da Rota dos Tropeiros em BJI, e ela será a segunda rota de visitação turística do Rio Life Instituto, com a abertura prevista para o primeiro trimestre de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas