Na “trilha encantada” do Colossal Itabapoana, destaque para a orquídea “Brassavola Cebolleta”

Dois exemplares da espécie ornamenta o caminho e a chegada da Cachoeira da Fumaça de Calheiros

Brassavola tuberculata

Do blog “Orquídeas de nosso quintal”

Essa orquídea, natural das regiões tropicais americanas, é largamente encontrada no Brasil, distribuídas por diversos estados e possui várias subespécies.

Caracteristicamente possuem uma folha arredondada que lembra uma cebolinha, por isto o apelido de "brassavola cebolleta". 

A espécie aqui representada é a  Brassavola tuberculata, que como as demais espécies, possui pétalas e sépalas semelhantes, em formato de estrela e um grande labelo branco, arredondado, com a parte interna amarelada. 

Muito assemelhada a outras espécies de brassávolas, possui caracteristicamente folhas pendentes. É uma orquídea de fácil cultivo, bem resistente, e raramente é assolada por pragas. 

Gosta de bastante luminosidade, muita umidade relativa do ar e floresce no início da primavera. À noite exala um perfume característico e muito agradável.



Na trilha da Cachoeira da Fumaça de Calheiros-BJI temos dois exemplares dessa espécie de orquídea, uma na metade do percurso no tronco do angico, e a outra próximo a cachoeira, no tronco do ingazeiro, conforme nas imagens abaixo, que foram registradas em setembro de 2020, no início da primavera.

No tronco do angico



No tronco do ingazeiro

Comentários

Postagens mais visitadas