A filosofia do desenvolvimento regionalizado, é o que torna o Rio Life em INSTITUTO

A Constituição Federal de 88 prevê que toda empresa deverá exercer FUNÇÃO SOCIAL, e o Rio Life é um projeto arrojado neste contexto



Pode soar estranho o prefeito de São José do Calçado divulgar um empreendimento privado de Bom Jesus do Itabapoana, quanto mais com o entusiasmo que ele apresentou a Cachoeira da Fumaça aos cidadãos e cidadãs de seu município...

...mas ele na verdade, tem motivos de sobra para festejar a chegada do Rio Life Instituto, mesmo que em Calheiros, 2º distrito de Bom Jesus do Itabapoana, em face do apego a história e a cultura local que permeia todo planejamento e programação do empreendimento...

...como a história do Padre João Mendes Ribeiro será grande atrativo turístico no projeto, a parceria com o município de São José do Calçado será alicerçada na história de união entre os dois municípios, na construção da Ponte dos Vieiras, de iniciativa dos irmãos Luiz e Pedro Vieira de Rezende...

...o primeiro morador de Calheiros e proprietário rural e o segundo, o irmão, era presidente da Câmara de Vereadores de São José do Calçado no final do século XIX, e ambos financiaram a reforma desta ponte atual com seus pilares de pedras sobrepostas, com a promessa jamais cumprida do governo do estado em ressarcir com as melhorias.

O caráter social instituído na filosofia do Rio Life Instituto se lastreará em uma série de contrapartidas direcionadas a toda região, priorizando os distritos do entorno, seja na margem fluminense ou capixaba do rio, bem como abrangendo as sedes de ambos os municípios, pois a Cachoeira da Fumaça é um patrimônio histórico, turístico, cultural, natural e paisagístico dos bom-jesuenses e dos calçadenses.

A princípio, são essas as contrapartidas previstas:

  • Um percentual de toda receita do Rio Life será destinada as instituições sociais geridas pelas igrejas, seja de Bom Jesus do Itabapoana, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado, podendo inserir ainda Apiacá entre os beneficiados.
  • 10% das vagas do centro de convenções, total de trinta e cinco, serão destinadas aos jovens de baixa renda, seja dos distritos ou das periferias dos municípios do Vale do Itabapoana, para participarem de todos os eventos de capacitação e cursos de disciplinas relacionadas ao desenvolvimento humano e seminários profissionalizantes, que serão periodicamente promovidos pelo Rio Life Instituto.
  • Todos os colaboradores e colaboradoras que estão sendo recrutados e treinados no Restaurante-escola, são jovens sem experiência e que estão sendo capacitados pelo próprio Rio Life, sendo que desde novembro de 2020 eles estão tendo atividades práticas e remuneradas nos sábados e domingos, com a conclusão do treinamento em abril. Até o momento os colaboradores são de Calheiros, Rosal, Pirapetinga, Barra do Pirapetinga, Córrego Seco e Bom Jesus do Norte, abrindo em breve as vagas para os jovens das comunidades capixabas no entorno do empreendimento.
  • O desenvolvimento coletivo proposto pelo Rio Life Instituto, será colocado em prática através de eventos e ações visando a organização e regulamentação do setor turístico no entorno e em outras regiões dos municípios que compõem o Vale do Itabapoana. Já está em fase de articulação e estruturação, a realização de um Workshop sobre a expansão da filosofia turística para todos os estabelecimentos da Serrana-BJI, e também para empreendedores do setor em São José do Calçado, com o Rio Life oferecendo palestras, visitações técnicas e a oferta de consultorias para os empreendedores incrementarem suas atividades em seus estabelecimentos. A previsão é que o evento seja realizado no início de abril de 2021.
  • A filosofia voltada pelo desenvolvimento coletivo, estabelece que todos, ou o máximo possível, de mercadorias compradas para ao Restaurante-escola e posteriormente também para o restaurante panorâmico, deverão ser produzidos em um diâmetro máximo de 20 quilômetros, propondo assim o fortalecimento da economia familiar regional, abrangendo também São José do Calçado e a sede de Bom Jesus do Itabapoana.
  • Dentro das dependências do complexo turístico que está sendo empreendido, haverá espaço para exposição e vendas de produtos da região, sejam artesanais ou da agroindústria familiar, inicialmente no setor denominado como “Turismo Receptivo”, podendo também disponibilizar outros espaços para estandes ou quiosques, contemplando toda região do entorno do Rio Life Instituto, seja no RJ ou ES.
  • As escolas públicas ou privadas dos municípios do Vale do Itabapoana, poderão realizar excursões e atividades de campo gratuitamente com acompanhamento de guia do Rio Life, para que as crianças tenham a exata percepção sensorial em disciplinas como biologia, história e geografia.

A mais importante de todas as contrapartidas, o Rio Life Instituto já está nos beneficiando ao abrir a trilha da Cachoeira da Fumaça para visitações guiadas desde novembro de 2020, dando a todos os visitantes do Vale do Itabapoana a oportunidade de terem conhecimento da riqueza que temos no rio Itabapoana, e que este patrimônio de todos é o que estimula toda essa gama de investimentos, estruturais financeiros e humano.


Em julho, dias 24 e 25, teremos o primeiro evento esportivo promovido pelo Rio Life Instituto, uma competição inédita promovida pelas federações do RJ e ES, em duas categorias que vai agitar os praticantes de Montain Bike.

Comentários

Postagens mais visitadas