No “Dia de Titita” – o universo codificado, e ainda indecifrável

A série “Riscos & Rabiscos”, é uma, das mais valiosas obras da “Diva da literatura bom-jesuense”


São mais de oitenta gravuras desenhadas pela artista, em caneta-de-bico-de-pena, hábito que ela passou a inserir em seu cotidiano literário desde o final dos anos setenta, e que a partir do final dos anos noventa, ela passou a se inspirar nos pedidos dos netos em seus desenhos, com ela tendo desenhado até 2017...

...mas temos uma quantidade enorme de gravuras nas quais não se sabe qual foi a fonte inspiradora ou provocadora que levava as mão da escritora a caminhar no campo das artes plásticas com a mesma desenvoltura com que ela escrevia e declamava.

Analisando cada uma das mais de oitenta gravuras que tive o prazer, e responsabilidade, de manusear na digitalização e conversão em PDF, mergulhamos em um verdadeiro universo...

...abordando personagens, lugares e situações, que faz do conjunto da obra um desafio para pesquisadores culturais, sobre o que inspirou tantas retratações sem narrações, apenas com intitulações?


A obra de Neumar Monteiro, aniversariante deste 1º de março de 2021, está devidamente digitalizada e catalogada em seus canais oficiais, no blog Neumar Monteiro e no canal YouTube Neumar Monteiro.

A série “Riscos & Rabiscos” está disponível em PDF, para visualização e download em três links:

Riscos & Rabiscos I

Riscos & Rabiscos II

Riscos & Rabiscos III

Comentários

Postagens mais visitadas