Eduardo & Raphael, a dobradinha da coisa pública viciada

Raphael Siqueira se transmutou do Facebook para o WhatsApp, se convertendo do “Fala Cidadão” para o “Cala Cidadão”


Um colaborador-espião que é, ou era, membro do grupo-WhatsApp “Fala Cidadão”, criado e administrado pelo ex-vereador e atual coordenador de segurança pública Raphael Siqueira, me enviou uma série de imagens das conversas do grupo entre fevereiro e início de março de 2021, contendo as articulações do vereador Eduardo Paiva com alguns usuários SUS para agilizar o atendimento das mais variadas demandas.

As imagens que ilustram esta reportagem/denúncia, comprovam de maneira cabal e irrefutável a existência de um nefasto esquema de direcionamento de serviços SUS ao atendimento clientelista dos vereadores governistas, prática sempre existente, porém jamais tão descarada como se desenrolou no grupo-WhatsApp gerido pelo coordenador de segurança pública, o ex-vereador-moralista-sem-moral Raphael Siqueira.

Importante salientar que somente o vereador Eduardo Paiva se beneficia das intermediações de demandas SUS no grupo administrado por Raphael Siqueira, e isso nem de longe venha a significar que somente este vereador opera no sistema clientelista na secretaria de saúde, também nas demais secretarias, no caso em tela, somente ele atua neste ambiente de responsabilidade do coordenador de segurança pública.

O inaceitável se descortina em todos os aspectos, principalmente na seletividade imposta ao atendimento SUS neste grupo virtual de clara conotação governista, tendo eu mesmo sido informado que vários integrantes opositores ao governo foram removidos do grupo, restando evidente que somente serão atendidos pelo vereador Eduardo Paiva neste ambiente aqueles que se posicionarem favoráveis ao governo, um escárnio autoritário com todos os contribuintes bom-jesuenses.

Foram nove imagens que meu colaborar me enviou entre meados de fevereiro e início de março, dessas, eu apurei cinco demandas diferentes articuladas pelo vereador Eduardo Paiva no grupo-WhatsApp “Fala Cidadão”, tendo entre elas uma informação sobre liberação de exames na Central de Regulação que não foi veiculada nos canais oficiais da prefeitura, seja o site ou a página no Facebook, privilegiando somente quem tem acesso ao grupo virtual, conforme imagem acima.



O vereador articulou neste curto período atendimento de home-care, medicamento, exame e até vacina contra COVID-19, conforme detalhados nas imagens abaixo.

Usuária SUS pergunta se alguém saberia informar quando seriam liberados os exames já aprovados com parecer social, e o vereador imediatamente se prontifica perguntando quais são os exames.

Cidadã protesta contra o fato de um familiar se enquadrar nos pacientes com direito a home-care e o governo não conceder o atendimento, e o vereador prontamente se manifesta solicitando o nome do paciente. Resta confirmar se Eduardo Paiva teve êxito nesta demanda.


Cidadã recorre ao grupo para obter medicamento não encontrado na farmácia básica da secretaria de saúde, o vereador Eduardo Paiva chama para conversar no privado, e mais tarde um pouco ele comunica que já resolveu a demanda, isso tudo sendo articulado após as 20:00h.


Cidadã havia protestado pelo fato de sua avó ter idade inserida no grupo prioritário da época, e que não havia sido vacinada e a SMS já estava vacinando um grupo bem mais abaixo da idade da avó, e o vereador prontamente agilizou a vacina conforme relato da mesma cidadã que havia protestado. Cabe destacar que são muitos os idosos de faixa etária elevada que ainda não conseguiram se vacinarem, e somente aqueles que tem contato com vereadores governistas que conseguem a vacina, mesmo com o andamento do calendário estar em uma faixa etária bem abaixo.

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