Festa da Coroa do Divino do Espírito Santo, 158 anos de tradição na Paróquia do Senhor Bom Jesus

As relíquias históricas chegaram em Bom Jesus do Itabapoana em 1859



A Festa de Agosto é composta por símbolos seculares, e tradições enraizadas há décadas, bem como é importante ressaltar que NÃO se comemora a emancipação política e administrativa de Bom Jesus do Itabapoana no dia 15 de agosto...

...o "aniversário" de BJI é o dia 14 de novembro, data da assinatura do decreto nº 663/38, assinado pelo governador Amaral Peixoto emancipando Bom Jesus do Itabapoana. 

A Festa de Agosto nasceu dos festejos da Coroa do Divino do Espírito Santo, de origem portuguesa, e aqui em Bom Jesus registra-se o ano de 1859 da chegada das relíquias do Divino do Espírito Santo, o cetro e a coroa, que vieram de Portugal, sem saber informar aos amigos a data que essas chegaram no Brasil.

Originariamente a Festa da Coroa do Divino do Espírito em BJI, teria iniciado no ano de 1860, e até 1861 as celebrações seriam contextualizadas à padroeira de nossa primeira capela, Santa Rita, passando as celebrações ao Senhor Bom Jesus a partir de 1862...

...conforme consta a inscrição deste ano nas flâmulas que ornamentam a Igreja Matriz o período de festejos, salientando que até aproximadamente 1885 as comemorações transcorriam no mês de maio, no período de Pentecostes conforme a tradição litúrgica que originou a festa.

A partir de, entre 1885 e 1891, a festa da Coroa do Divino do Espírito Santo de Bom Jesus do Itabapoana, passou a ser celebrada em agosto, para coincidir com as vendas da colheita do café, e assim movimentar a economia do arraial com as festas.


Nas imagens deste texto, as relíquias sagradas expostas na missa realizada no dia 14 de agosto de 2020, as mesmas que chegaram em 1859...

...e a indumentária entregues pelo imperador de 2019 ao imperador de 2020, mantendo assim uma tradição de 160 anos, e 158 em louvor ao Senhor Bom Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas