Uma história rica em seus personagens, mesmo os coadjuvantes

Um dos mais conceituados escritores da literatura médica internacional, tem seu legado citado na obra “A Professora e o Sobrado”



Uma discreta rua próxima ao estádio General Fernando Lopes da Costa, entre o Centro e o bairro Oscar Campos, homenageia um dos grandes mestres literários de nossa terra, conforme destaca trecho adaptado de publicação historiográfica no blog do jornal O Norte Fluminense;


“Napoleão Lyrio Teixeira, nasceu no dia 1º de abril de 1911, na Fazenda Limoeiro em São José do Calçado. Filho de João Manoel Teixeira, o Capitão Teixeira, e Regina de Carvalho Teixeira, formou-se em medicina no Rio de Janeiro. Foi Coronel do Exército e radicou-se no Paraná. Foi professor de Psiquiatria e Medicina Legal. Escreveu vários livros científicos e era amigo de Monteiro Lobato, com quem mantinha vasta correspondência. Foi conferencista internacional e falava cerca de onze idiomas. Como jornalista, escreveu para os jornais O Globo, Estado de São Paulo, O Norte Fluminense e A Voz do Povo, sendo os dois últimos de nosso município. Escreveu cerca de vinte mil artigos científicos e crônicas. Era irmão de Amália Teixeira, professora do ex-governador Roberto Silveira, que dá nome a uma das praças de Bom Jesus do Itabapoana. Napoleão Lyrio Teixeira faleceu em 14 de maio 1967.”



Napoleão Lyrio Teixeira teve sua vida acadêmica construída em Curitiba, sendo um dos cientistas mais conceituados da Universidade Federal do Paraná, e sua relevância se observa com seu nome perpetuado na capital paranaense em um logradouro público, no bairro Tatuquara. Abaixo, você pode ativar o lembrete de aviso quando o documentário foi ao ar, no sábado, 11 de dezembro de 2021, as 20:00 horas:


Nas imagens abaixo, temos algumas citações de trabalhos acadêmicos atuais, além de trechos de artigos e livros de Napoleão Lyrio Teixeira;








Comentários

Postagens mais visitadas